
' a neo utopia ' - para um futuro dadas as circunstâncias //
' a neo utopia ' - for a future given the circumstances //
' a neo utopia ' - por estonteco sub la cirkonstancoj ;









A marca ‘ a neo utopia ’ surge procurando se relacionar ao Zeitgeist do presente e conceber uma possível realidade de moda para um futuro presságico.
DE NATAL AL NUMBÊ - que traduz do Esperanto “de Natal a Numbê” - é a primeira coleção planejada do estudante de design de moda - natalense e residente em São Paulo - J. ERICO VALENÇA, dirigindo a marca idealizada por sí: ‘ a neo utopia ’. A coleção busca comunicar transformações de uma humanidade pós-apocalíptica.
Em DE NATAL AL NUMBÊ o futuro concebido é de um apocalipse advento da exploração desnaturada dos recursos naturais.
" Cientistas geo engenheiros unidos de megacorporações falharam. Não conseguiram conter os cataclismos. A exploração desnaturada, causou um colápso irreversível em Terra Natal. " - Ty
Durante o apocalípse, parte da humanidade tem o privilégio de partir. Partem em busca de outro planeta, já que a Terra originária - Terra Natal - não mais poderia sustentar vida humana. Levam consigo a rede de inteligência artificial "Ty" e deixaram para trás, para morrer, o restante da humanidade.
O planeta visado como Nova Terra, é o Képler 186F. Não esperava-se, contanto, que este planeta já fosse habitado por outra civilização, além de tudo, mais desenvolvida que a humana. A civilização nativa não demonstra qualquer interesse em receber inquilinos.
Képler 186F é chamado pelos nativos de "Numbê".
Agora, a humanidade que teve o privilégio de partir de Terra Natal, precisa adaptar-se a nova realidade de sujeição.
DE NATAL AL NUMBÊ mistura referências do que seria de Terra Natal - que faz alusão a cidade de Natal, terra natal do designer J. ERICO VALENÇA (jambo, caju, praia, areia, rede, bordado ponto cruz, macramê) - e de Numbê - que faz alusão a interpretação que o designer J. ERICO VALENÇA teve ao chegar em São Paulo (fumaça, indústria, monocromia, dureza).
A coleção trata de choque de culturas, que opõe a modularidade de Numbê - representada pelos alienígenas nativos - às manualidades de Terra Natal - representada pela humanidade recém inserida no novo planeta.
Sob a ótica do estudo de modelagem e moulage 3D, a coleção DE NATAL AL NUMBÊ deve permear entre realidade e metaverso.
‘ a neo utopia ’ propõe, não como a moda pode parecer hoje, mas como ela pode parecer, dadas as circunstâncias, num futuro.







FICHA TÉCNICA
DESIGN E PRODUÇÃO:
J. ERICO VALENÇA
ORIENTAÇÃO:
GERALDO LIMA
APOIO DE MATÉRIA PRIMA:
SANTISTA JEANSWEAR
INSTRUÇÕES DE MONTAGEM DO LOOK:
