
FW25 : adiaû
“adeus” em Esperanto - tem referência no minimalismo da década de 60, no construtivismo característico do design e da arquitetura soviética dos anos 1930 e na arte digital contemporânea. Em meio a fuga da humanidade do planeta cuja colonização foi mal sucedida, o astro - quente e desértico - obriga-os telepaticamente a confecção e uso de roupas invernais, causando insuportável desconforto térmico nos colonizadores.
É um adeus ao planeta e, ao mesmo tempo, à assinatura ‘ a neoutopia ’ , substituída por “Erico Valença”, designer à frente da marca. A decisão, sinaliza um amadurecimento da etiqueta com foco em ateliê e produção sob demanda.
Algumas referências em “adiaû” são da infância e adolescência do designer. Seja na modelagem das calças de alfaiataria que lembram a de seu avô e pianista Geraldo, ou nos casacos que remetem aos que Erico - deslumbrado pelas peças - insistia em usar mesmo nos típicos 35 graus de sua cidade Natal (RN). Daí, a narrativa principal do desfile.
Casacos, modelagens geométricas, faux-leather artesanal de sarja, alfaiataria, crochetaria, vestem os colonizadores em fuga, que, somente na nave cósmica climatizada, percebem - pela maneira que estão vestidos - que a roupa, que o planeta os obrigou a criar e usar com o intuito de expulsá-los, até que compensou o trauma.
● ' ericovalença ' : futuro dadas circunstâncias;
FICHA TÉCNICA Direção Erico Valença Styling Namê Melo Beleza - Fotografia e vídeo Erico Valença, Matheus Carneiro, Agência Fotosite Assistência Will Raphael, Gabriela Rizzo Trilha sonora Desktop IS Realização Casa de Criadores Apoio Sou de Algodão, Canatiba, Textil Fio, Corozita, Têxtil Piratininga, Icla, Denim City, START by WGSN, TexPrima, Coratex Agradecimentos João Valença, Márcia Rocha, André Hidalgo, Manami, Equipe Casa de Criadores







































